quinta-feira, 28 de junho de 2007

Duas mudanças radicais na vida de um homem


“Tomou-os (sua família) e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só; lutava com ele um homem, até o romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e prevaleceste”. (Gênesis 32.23-28)

Ilustração: Escada de Jacó

Se você ler o texto bíblico de Gênesis verá o patriarca Jacó, um homem honrado, respeitado e muito abençoado por Deus com a sua família. Ele era por sinal também muito rico. Esse homem teve um encontro com Deus no Vale de Jaboque. Deus veio em forma de anjo e travou uma luta corporal com Jacó durante quase uma noite inteira. Acontece que Deus tinha um projeto com esse Jacó. Mas, para cumprir o Seu plano e abençoa-lo, Deus precisava fazer algumas mudanças na vida dele.
A primeira mudança era no nome, pois Jacó significa agoureiro, suplantador, enganador, prognosticador e traiçoeiro. Esse nome era símbolo da maldade. Deus queria colocar o nome de Israel, pois uma poderosa nação levaria esse nome. Ele também seria pai dos doze Patriarcas desta nação. Mas para mudar o seu nome, Deus exigiu que ele admitisse que realmente era um Jacó. E, com muita dificuldade ele reconheceu e teve seu nome mudado para Israel (hb. Homem que luta com Deus). Deus ainda hoje quer mudar o nome de muitas pessoas e dar-lhes um nome especial.
A segunda mudança era no aspecto físico. Deus tocou na juntura de sua coxa. A partir dali seus passos tinham um compasso diferente. Jacó agora devia que cuidar o caminho que havia de andar e onde colocaria o seu pé, pois não poderia mais pisar em falso. Jacó agora andava mais humilde. Seu semblante tinha mais paz depois do toque de Deus. Talvez, meu amigo, você precise de um toque de Deus na tua vida para as coisas mudarem. Se você anda com um semblante depressivo ou estressado, Deus quer fazer uma mudança em você.
Quem sabe você anda como Jacó. Não tem paz, está sofrendo, luta incansavelmente dia após dia e os problemas aumentam ao invés de diminuírem. Quero lhe dizer amigo(a) que Deus é a solução. Ele quer fazer uma mudança geral em tua vida. Experimente deixar Deus fazer essa mudança radical em você.

Nenhum comentário: