sexta-feira, 6 de julho de 2007

O Espírito Santo


Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.
(Evangelho de João 14.15-16)


Nos últimos anos foi falado e escrito muito sobre o Espírito Santo, possivelmente mais do que sobre qualquer outro tema religioso. O assunto desperta interesse em milhões de pessoas ao redor do mundo. As canções, os escritos, os sermões e muitos encontros giram ao redor desse tema. Mas, há muita confusão, muita exploração, muita deturpação em torno do Espírito Santo. Muitos estão monopolizando o Espírito Santo e tentando tirar proveito próprio. Isto gera extremos, muitos têm até medo de tocar no assunto, enquanto outros passam informações sem base Bíblica e teológica. Então, o melhor caminho é consultarmos a Bíblia, Palavra de Deus infalível, e ver o que ela ensina sobre a 3ª Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.
Ele não é uma energia, como alguém diz. Nem um fogo, uma força, um vento, uma pomba ou fluídos. Ele é uma Pessoa Divina: Ele fala (Atos 13.20), intercede (Romanos 8.26), testifica (João 15.9-16), guia (Atos 8.29; Romanos 8.14), ordena (Atos 16.6-7), conduz (João 16.13). Não vamos mentir a Ele (Atos 5.3-4), nem insultá-lo, nem vamos blasfemar contra Ele, pois o Espírito Santo pode se entristecer.
O Espírito Santo foi enviado a Terra para nos conduzir com paciência, nos dar força e nos dar inspiração para lutarmos pelos nossos objetivos. Com a ajuda do Espírito Santo nós podemos glorificar a Jesus, sermos mais felizes, mais amorosos com as pessoas que convivem conosco.
Todos os seres humanos precisam procurar conhecê-lo, pois quem tem o Espírito Santo no coração alcança os dons espirituais, adquire discernimento das coisas e em tudo se torna uma pessoa melhor e mais abençoada. Meu amigo leitor, procure entender e ser possuidor desta Graça Divina, o Espírito Santo.

Nenhum comentário: