sábado, 14 de julho de 2007

Um homem querendo conhecer Jesus


“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem e nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. (João 3.1-8)
Ao ler este texto observamos que Nicodemos revela sua vontade de conhecer Jesus pessoalmente. Sendo uma autoridade, Nicodemos já tinha ouvido falar muito sobre Jesus por outras pessoas. Talvez por pessoas que foram curadas ou libertas, que testemunhavam sobre Ele.
Creio que Nicodemos sentia também no fundo do seu coração uma grande necessidade de receber uma orientação do verdadeiro mestre, e, por que não dizer, ele sentia sua alma aflita para receber a Salvação. Acredito que, no seu íntimo, ele queria fazer uma aliança com Jesus, mas tinha um grande obstáculo para enfrentar - o tabu pessoal - pois não estava acostumado a se humilhar.
Provavelmente Nicodemos pensava consigo: “- O que vão dizer de mim?” e: “- Mas tenho que dar um jeito... vou enfrentar os meus colegas, o grupo seleto (Sinédrio)”, pois o coração apertava muito e a alma chorava dentro dele. Pensou: “- Irei durante a noite, num horário mais tranqüilo, quieto. Ninguém vai me ver, ninguém vai me criticar”. Entretanto, Jesus estava lhe esperando. Jesus tinha uma palavra de solução para seus problemas...
Meu amigo, isso é o que tem acontecido com muitos, pois sentem a necessidade de Deus, mas não conseguem quebrar o tabu pessoal. Não tem coragem de enfrentar. Não conseguem abandonar certas coisas, mesmo sofrendo e sendo derrotados pelos vícios e pecados. Não têm força para assumir uma posição e ir à procura de Jesus.
Amado leitor deixe que as pessoas ao seu redor digam o que quiserem. Vá procurar Jesus com urgência!

Nenhum comentário: